NORMAS PARA PUBLICAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS



A Revista Diversifica abre espaço para publicação de trabalhos acadêmicos, assim como poemas, contos, entrevistas, ensaios, relatos de experiência, crônicas e resenhas de livros, desde que relacionados com a temática. Para fins de organização e de formatação, de acordo com a natureza do trabalho enviado para análise, algumas diretrizes devem ser seguidas, indicadas a seguir.

Os trabalhos deverão ser encaminhados ao endereço revista@diversifica.com.br até as 23h59 da data final divulgada em chamada.

Nos casos em que o tamanho dos anexos exceder o limite de 25MB (definido pelo sérvio de e-mail), o autor deverá enviar um e-mail informando um link para download do trabalho em algum serviço de armazenamento online, como dropbox.com, 4shared, ou GoogleDrive, não se esquecendo, para os casos de arquivos salvos protegidos, se houver, de enviar a senha para visualização do arquivo.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão desconsideradas durante o processo de seleção.

A contribuição, a princípio, deverá ser original e inédita. Caso esteja sob análise para publicação por outra revista, deverá ser justificada no ato da submissão.

1. TEXTOS VERBAIS
           1.1. ARTIGOS CIENTÍFICOS
           1.1.1. RESENHAS
           1.2. POESIAS, ENTREVISTAS, CONTOS E CRÔNICAS
2. IMAGENS
           2.1. FOTOGRAFIA, ILUSTRAÇÕES E DEMAIS PRODUÇÕES GRÁFICAS
           2.2. POESIA CONCRETA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
3. MULTIMÍDIA E DEMAIS FORMATOS


1. TEXTOS VERBAIS

Serão observadas as normas de editoração, de publicação de artigos, de referências bibliográficas, de citações e demais itens necessários à confecção e publicação de uma Revista Científica. Seguem abaixo as principais NBRs:

a) NBR6022 de 2003: Normalização para artigo científico

b) NBR6023 de 2002: Elaboração de referências

c) NBR6024 de 2003: Numeração progressiva das seções de um documento

d) NBR6028 de 2003: Resumos

e) NBR10520 de 2002: Informação e documentação: citação em documento

f) IBGE, 3. Ed. de 1993: Normas de apresentação tabular.

Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word ou OpenOffice.

Os trabalhos devem obedecer a NBR 6022/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os trabalhos deverão ser digitados com fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, com espaçamento 1,5.

Margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm, em formato A4.

1.1. ARTIGOS CIENTÍFICOS 

Download do modelo aqui.
Os artigos deverão ter um máximo de 10 (dez) páginas de texto, com espaço 1,5, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Deverão vir acompanhados de uma capa contendo as seguintes informações:

· título do trabalho;

· nome do autor;

· nome da instituição;

· nome dos docentes, grupos de pesquisa e/ou colaboradores

· Local e ano de produção;

· Destaque de outros trabalhos relevantes.

· Link para o currículo Lattes do autor.

E também de uma folha de rosto na qual, obrigatoriamente, deverão constar resumo e palavras-chave em português.

Os resumos devem conter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras. Abaixo dos resumos, indicam-se as palavras-chave, de três a cinco.

Nas citações diretas, que ultrapassem quatro linhas, usar recuo de 4 cm, letra Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, sem aspas.

Nas citações diretas que contenham até três linhas, não colocar recuo. A letra permanece Times New Roman, tamanho 12 e entre aspas. Deverão conter, também, a indicação do sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada.

Nas citações indiretas se deve colocar o sobrenome do autor em maiúsculas e entre parênteses, seguido do ano de publicação.

Notas: devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do texto, antes das referências, justificadas, tamanho 10, com fonte Times New Roman.

Tabelas deverão ser numeradas na sequência em que forem sendo incluídas no texto e encabeçadas por seu título para evitar a repetição de dados. Quadros são percebidos como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto.

1.1.1. RESENHAS DE LIVROS, COMUNICAÇÕES DE PESQUISA, ENSAIOS

Download do modelo aqui.
Deverão ter, no máximo, 05 (cinco) páginas, 2.300 palavras, aproximadamente. O arquivo deverá vir com uma capa contendo as seguintes informações:

· título do trabalho;

· nome do autor;

· Local e ano de produção.

1.2. POESIAS, ENTREVISTAS, CONTOS E CRÔNICAS 

Download do modelo aqui.
Textos artísticos, poesias, contos e crônicas deverão ter um máximo de 05 (cinco) páginas de texto, com espaço 1,5 e uma capa contendo as seguintes informações:

· título do trabalho;

· nome do autor;

· Local e ano de produção;

· Breve biografia, podendo destacar algum trabalho relevante. (Ex.: escritor e artista plástico que retrata violência de gênero em esculturas).

Para poesias concretas, ver o item 2.2 Poesia concreta e histórias em quadrinhos.

2. IMAGENS


2.1. FOTOGRAFIA, ILUSTRAÇÕES E DEMAIS PRODUÇÕES GRÁFICAS

Os arquivos de imagens deverão estar nos seguintes formatos: .jpeg, .jpg, .png, ou .eps.

Em casos de imagens vetorizadas, o autor poderá enviar um arquivo em formato .cdr, lembrando-se de converter os textos em curvas.

As dimensões dos trabalhos podem variar, não podendo ultrapassar as dimensões de 21x21cm, para imagens de uma página, ou de 42x21cm, para imagens que venham a ocupar duas páginas (livro aberto).

Não serão consideradas imagens de conteúdo avaliado como ofensivo ou de incitação a qualquer tipo de violência a grupos específicos ou que não estejam em formato adequado para o progresso de uma discussão saudável sobre a temática da revista.

2.2. POESIA CONCRETA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Tais trabalhos deverão ter um máximo de 06 (cinco) páginas, devendo estas serem enviadas em formato de imagem (.jpeg, .jpg, .png ou .cdr com texto convertido em curvas), devidamente enumeradas em ordem crescente (pág.01, pág.02…), com dimensões de 21x21cm.

2.3. FORMATO DE ENVIO

Download do modelo aqui.
Os trabalhos gráficos deverão ser enviados por e-mail comprimidos em um arquivo .zip ou .rar. Neste arquivo, deverão constar as imagens do trabalho e um arquivo de texto contendo as seguintes informações:

· título do trabalho;

· nome do autor;

· Local e ano de produção.

3. MULTIMÍDIA E DEMAIS FORMATOS

Download do modelo aqui.
Quaisquer trabalhos que estiverem em outros formatos de mídia podem ser submetidos, como vídeos – longas-metragens, curtas, animações, clipes – músicas e ambientes digitais interativos (como páginas da web e produção de interfaces digitais). Não há limitações quanto à duração, execução e técnicas de filmagem, de trabalhos de áudio e dos trabalhos digitais interativos, desde que atendam à temática da revista e as diretrizes a seguir.

Os trabalhos deverão estar hospedados em domínio próprio, de instituições (no caso de produtos acadêmicos), ou em sites especializados e reconhecidos que permitam o compartilhamento como: Youtube, Vimeo, GoogleVideos, Grooveshark, Soundcloud, entre outros.

Deverá ser enviado um arquivo em formato .doc, nele contido informações técnicas do trabalho como: título, nome dos responsáveis, elenco, artistas envolvidos, duração, ano de produção, local, sinopse e um link válido para visualização da obra.

O autor será o único responsável pela manutenção do trabalho depositado em rede, tomando consciência de que qualquer alteração efetuada no link do projeto invalida o acesso através da revista, podendo a referência ao trabalho e ao autor serem excluídas posteriormente do corpo colaborativo do documento.

Ao enviar o link para seu trabalho, o autor se responsabiliza pelo conteúdo e execução de trechos ou obra inteira de terceiros, caso existentes. A revista Diversifica não se responsabiliza por trabalhos que infrinjam leis de direitos autorais, sendo a produção multimídia de inteira responsabilidade de seus autores.